Lixo Eletrônico, o que é e onde jogar.
Sábado passado meu pai viu na TV uma reportagem sobre uma campanha de descarte de lixo eletrônico onde informaram alguns locais de coleta entre eles o parque do Ibirapuera portão 3, entrada pela Avenida Pedro Álvares Cabral.
Quando juntamos tudo o havia para jogar vi o tamanho do problema do “e-lixo”, O Carro foi com o banco traseiro abaixado e mesmo assim ficou lotado, quando chegamos lá haviam duas caçambas verdes e vazias pois o caminhão havia acabado de levar o e-lixo, descarregamos tudo e enchemos uma caçamba inteira.
Vendo esse fato notei que muitas pessoas sabem que não se deve jogar esse tipo de lixo com o comum mas o problema é onde jogar, as pessoas acabam jogando em qualquer lugar pois não é todo mundo que tem um lugar pra deixar “estocado” o e-lixo para depois levar em algum lugar e descartá-lo e muitas vezes porque isso ainda deve ser feito de carro pois muitas veze o local de descarte é longe e ninguem vai sair com um monitor antigo (CRT) e um ventilador queimado na mão e ainda pegar um ônibus para simplesmente jogar o lixo, ou seja de ônibus ou de carro nós temos que “pagar” para jogar o e-lixo corretamente.
Creio que os maiores problemas para o correto descarte do lixo eletrônico, são que as pessoas precisam “pagar” para jogar e a falta de locais de coleta, ou até mesmo uma coleta seletiva como já temos para recicláveis pelo menos em São Paulo Capital, um caminhão poderia passar em um determinado dia uma vez por mês para recolher esse tipo de lixo.
O que é o Lixo eletrônico?
Podemos definir como lixo eletrônico ou e-lixo tudo o que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras etc.
Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com a rapidez da tecnologia, cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam funcionando.
O lixo eletrônico causa um grave problema para o meio ambiente, pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. Um único laptop, por exemplo, exige 50 mil litros d’água em seu processo de fabricação. Além disso, se considerarmos que a vida útil desses equipamentos é muito curta – a de um computador gira em torno de três anos, e a de um celular, cerca de dois anos – podemos ter dimensão da quantidade de lixo que o descarte de eletrônicos significa.
A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.
Onde jogar o lixo eletrônico?
Uma opção é o Parque do Ibirapuera portão 3 onde eu descartei o meu lixo, esse é um ponto fixo então sempre podemos ir lá pelo menos quem é de São Paulo.
Fazendo uma pesquisa na internet encontrei mais alguns sites que podem ajudar a encontrar um local próximo para o correto descarte do lixo eletrônico.
Esse primeiro site utiliza o mapa da google, você coloca o seu endereço e ele mostra alguns locais próximos que recolhem o e-lixo.
E-Lixo maps
Esse segundo é bem interessante, é de um projeto de reciclagem de eletrônicos desenvolvido pelo Instituto GEA em parceria com a LASSU, o projeto visa aumentar a renda dos catadores de materias recicláveis dando treinamento para eles.
No site você pode ler mais sobre esse ótimo projeto.
Instituto GEA
Ajudem a divulgar essa informação pois o descarte do e-lixo ainda é um grande problema no Brasil.
E se alguem tiver mais informações por favor me enviem para que eu possa acrescentar nesse post e assim poder alcançar mais pessoas.
Esse post foi útil? Deixe um comentário.
O texto “O que é o Lixo eletrônico?” foi retirado do site Instituto GEA