Início > Dicas, Windows 7, Windows 8 > Como criar um pen drive de boot do Windows 7 ou Windows 8 via DOS

Como criar um pen drive de boot do Windows 7 ou Windows 8 via DOS

Tenho um netbook da Asus o EeePC que veio com Windows XP em japonês e para fazer a instalação do Windows 7 nele precisei utilizar um pen drive já que não tinha um drive de DVD externo.

Vou mostrar como é fácil a criação do pen drive com Windows 7, essa dica também funciona para Windows Vista.

Primeiramente você precisa de um pen drive de 4 GB já que o Windows ocupa cerca de 2,7 GB, salve tudo que for importante pois ele será formatado e você perderá tudo o que tem nele. (algumas pessoas perguntam: “Posso utilizar o pen drive normalmente depois?” Sim desde que você formate ele pelo Windows mesmo.)

É necessário inserir o DVD do Windows 7, 8 ou Vista no computador. (caso não você tenha apenas a imagem (ISO) é preciso emular ela no computador com algum programa como o Daemon Tools.

A demonstração foi feita através de um Windows 7 mas pode ser realizada por outras versões do Windows como o XP, Vista ou 8.

1 – Coloque o pen drive no computador, espere ser reconhecido, vá em Iniciar digite cmd, aparecerá o “Prompt de Comando”, clique com o botão direito e escolha “Executar como Administrador”; (No Windows XP iniciar => executar, digite cmd e pressione Enter; )

2 – No prompt do DOS, digite diskpart e pressione Enter;

3 – Dentro da ferramenta digite list disk e pressione Enter;

4 – Será mostrado todos os discos disponíveis, verifique pelo tamanho qual é o número do seu pen drive, note que o tamanho do pen drive vai estar em mega bytes e o HD em Giga bytes, tome cuidado para não se confundir e escolher o HD.

Digite select  disk número_do_disco, (onde número_do_disco é o número do pen drive mostrado na lista)no meu caso é o 3 então digitei select disk 3

5 – Agora será necessário uma série de comandos, após cada comando pressione Enter.

5.1 – clean

5.2 – creat partition primary

5.3 – select partition 1

5.4 – active

5.5 – format fs=NTFS (a formatação pode demorar um pouco, aguarde)

5.6 – assign

5.7 – exit

6 – Deixe a tela do prompt aberta que já vamos utilizá-la, veja qual é a letra correspondente do  drive de DVD onde esta o Windows 7 pelo explorer (Meu computador), no meu caso é a letra D, então digite;

6.1 – D:

6.2 – cd d:\boot

6.3 – Aqui vamos utilizar a letra do pen drive, veja novamente pelo explorer qual é a letra e troque pela correspondente no comando, no meu caso é a letra i, digite;

bootsect/nt60 i:

6.4 –exit

7 – Depois de sair do prompt de comando copie tudo que esta dentro do DVD do Windows para dentro do pen drive da mesma forma como no DVD.

Pronto agora você já tem um pen drive pronto para fazer a instalação em netbooks ou mesmo para computadores pois a instalação feita a partir de um pen drive é muito mais rápida do que pelo DVD.

A única coisa que você precisa fazer agora é configurar o computador para que inicie o boot por USB ou dispositivos móveis.

Esse Post foi útil? Deixe um comentário.

Anúncios
  1. 28 de janeiro de 2012 às 11:04

    Parabéns mesmo. Está cada vez melhor.
    Abraço e fica com Deus.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: